@leandro_karnal

Leandro Karnal

Brazil

Instagram posts and videos uploaded by leandro_karnal

leandro_karnal

A população do mundo passou de oito bilhões. Moramos em um planeta minúsculo comparado a outros. Giramos ao redor de uma estrela pequena. Estamos longe do centro de uma entre mais de um trilhão de galáxias. Por que trazer estes dados? Chama-se perspectiva. Você e eu somos nada. Nosso desaparecimento não mudaria qualquer coisa no universo. Não somos o centro de qualquer coisa. Por consequência: somos livres e estamos “condenados à liberdade”. Nossa insignificância nos liberta. Como se diz por aí “pegou a ideia”? Bom dia, meu amado grão de areia!

February 08, 2024

leandro_karnal

Amanheci com o pensamento de Zygmunt Bauman na cabeça: “Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”. (Vida para Consumo). A dúvida que me resta é se a visibilidade, em oposição, equivaleria à vida... Bom dia!

February 07, 2024

leandro_karnal

Uma das funções das crenças religiosas é afastar o mal. Em quase todas as formas de acreditar, surgem objetos e rituais para que as coisas negativas fiquem longe. APOTROPISMO é a crença em símbolos e coisas que afastam malefícios. Um objeto apotropaico ( raiz grega: o que evita o mal) pode ser uma figa, uma pedra com cor favorável ou uma imagem que eu acredite conter este poder. Outro exemplo que pode causar debate: a Bíblia é um conjunto de livros com mensagens religiosas que embasam a fé de milhões de pessoas. Se eu leio e pratico o conteúdo, eu tenho fé. Se eu abro a Bíblia em um cômodo central da casa e a deixo lá como forma “protetora” do ambiente, eu substituo (ou complemento) a mensagem bíblica pela função apotropaica. É uma fé também? Sim, mas mágica/apotropaica. A fronteira é frágil: a Bíblia aberta pode estimular a leitura ou relembrar aos habitantes que aquela casa venera/segue as ideias contidas no livro. Você concorda com esta breve análise? Possui algum objeto apotropaico em casa?

February 05, 2024

leandro_karnal

Temos dificuldades com nossas dores. Quase sempre, preferimos disfarçá-las com sentimentos elevados. O fariseu atacou Jesus por curar no sábado. Não era zelo pela lei mosaica, tratava-se da inveja pura do poder e carisma do Nazareno. O lugar preferido do ressentimento é escondido atrás de um muro caiado de boas intenções. Acostume-se: quem não corre um metro vai corrigir sua caminhada de cinco quilômetros e dirá que “é para seu bem” e que “quer ajudar”. Aceite conselhos de quem realizou mais e ignore os fracassados que, pedagogicamente, corrigem o que está além deles. Se deseja voar, ignore o barro e contemple as nuvens. Bom dia!

February 04, 2024

leandro_karnal

Eu e @gabrielaprioli estamos empenhados e ansiosos, preparando os detalhes da próxima turma do Clube do Livro. Este projeto, hoje, é o que mais se alinha com meu espírito de professor. 📚 Acredito profundamente no poder transformador da leitura na formação e desenvolvimento individual. As páginas dos livros, ao longo do tempo, moldaram a minha própria essência. Contudo, reconheço a crescente dificuldade em manter o foco neste mundo cada vez mais distrativo. A culpa, garanto, não recai somente sobre nós. As ferramentas modernas, especializadas em capturar nossa atenção, estão mais eficientes do que nunca. 🌐 É crucial compreender que ler não é uma tarefa fácil, dada a natureza desafiadora do mundo contemporâneo. Diante disso, acredito firmemente na necessidade de criarmos estratégias para acalmar nossos cérebros agitados. O hábito da leitura destaca-se como uma dessas estratégias essenciais. 🧠 E é aqui que o clube do livro se torna um aliado valioso. Mais do que um simples grupo, é um suporte para cultivar esse hábito tão vital. Convido você a se juntar a nós nessa jornada, onde as palavras se entrelaçam com a missão de fortalecer a conexão entre a mente e o mundo literário. 🌟 Quer saber mais sobre o clube? Clique no link próximo à foto de perfil, no cabeçalho do Instagram, para receber avisos sobre as inscrições. É o link disponível na bio. 🔗

February 03, 2024

leandro_karnal

Já na estrada de novo! Estou em São Carlos. Vai começar o ano letivo. Força!

February 02, 2024

leandro_karnal

Mourad Aliev é o boxeador francês que, ao perder, ficou inconformado, socou a câmera e permaneceu no ringue em protesto por um longo tempo. Há muita energia envolvida para chegar a um lugar como uma Olimpíada. Compreensível a decepção, inevitável a raiva. Porém, sempre existe uma lição de vida: a derrota pode ser pedagógica e trampolim para novos esforços. A "birra" mostra que nosso narciso está no comando. Saber perder é um desafio estratégico. Importante lembrar que, na nossa luta pessoal, podemos ficar reclamando no "ringue do mundo" o tempo que desejarmos: os vitoriosos estarão no pódio celebrando. Eu sempre entendo a raiva, todavia recomendo a estratégia de aprender com a frustração. A vida nem sempre é justa. Porém, a insistência na melhoria costuma favorecer, matematicamente, a chance de sucesso.

August 01, 2021

leandro_karnal

Juan é um labrador carente ( pleonasmo?). Tenho uma ligação imediata com os cachorros e gatos dos meus amigos. Preciso refletir se quero voltar a dividir espaço com estes seres especiais. Motivo do meu “trauma”? A dor quando partem… Sempre foi muito impactante. O tema me ronda novamente.

July 29, 2021

leandro_karnal

Judith Leyster faria aniversário hoje. Pintora genial, nasceu a 28 de julho de 1609. Produziu muitas obras no chamado "século de ouro"da pintura holandesa. Como seria contada a história da arte se fossem incluídas as mulheres na galeria infindável de artistas homens? Outra pergunta: por que você nunca tinha ouvido falar dela? O silêncio sobre o talento feminino faz parte de uma estratégia. Veja alguns quadros de Judith.

July 28, 2021

leandro_karnal

Recebi a imagem. Não sei a autoria. Se alguém indicar, agradeço. Assustou-me. Vamos tentar racionalizar um pouco. O que mostra? Uma mão, branca, segurando uma mão negra que tenta atacar (com unhas diabólicas e uma manga com o arco-íris). A mão, branca, salva uma família com pai, mãe, dois filhos (menino e menina). O texto que acompanhava a imagem era uma crítica sobre uso de “todes”. Eu me fixarei na imagem. 01) Propagandas de mãos do “mal” atacando a família perfeita eram MUITO usadas no nazismo. Naquele momento, a mão era de um “judeu” atacando a família “ariana”. Quem detinha o ataque era outra mão forte, em geral de um soldado nazista. 02) A imagem trabalha com um arquétipo: existe uma família clássica, feliz e perfeita, alvo de um ataque externo. Cria o duplo mito: havia uma idade de ouro (antes do discurso identitário ou de gênero) e o mal é sempre externo. No passado (minha infância, ou na ditadura militar ou no meu imaginário) todos eram felizes, não existiam problemas. 03) O apelo funciona: se não houvesse o discurso identitário (gênero, raça etc) todos ficariam bem. 04) O discurso cria a família perfeita, harmônica, porém... defende a força da mão. O objeto implícito não é a família, todavia o punho forte que pode deter o ataque. O discurso favorece as pessoas ou os grupos que possam encarnar a mão branca. 05) Primeiros problemas? Racismo declarado. Depois: os filhos, o pai ou a mãe podem ser gays, ou bissexuais ou qualquer outra coisa fora do discurso normativo tradicional. A existência de discursos identitários “de fora” não criarão ou apagarão identidades dentro da família. Há mais a ser dito. A imagem, para um historiador, tem um eco nefasto de totalitarismo como virtude.

July 27, 2021

leandro_karnal

Hoje é dia do escritor e dia da mulher negra latino-americana e caribenha. Homenageio a todas que se dedicam a traduzir seu mundo em palavras. Aqui, em particular, meu carinho à filósofa e escritora Djamila Ribeiro. Também comprei uma nova edição do texto de Carolina de Jesus (Quarto de despejo) e continuo feliz toda vez que leio Conceição Evaristo. Escrever é uma forma de ser livre.

July 25, 2021

leandro_karnal

Minha mais recente coletânea de crônicas já está disponível. Em que você tem esperança?

July 24, 2021

leandro_karnal

Hoje vai ao ar o último episódio da primeira temporada do @cnnbrasiltonight. Foram meses intensos de trabalho e o desafio de estar regularmente na TV. Aprendi muito, além do privilégio de conviver com as queridas @maripalma e @gabrielaprioli, que se tornaram grandes amigas. Também agradeço à equipe que trabalhou, ainda mais, para colocar cada episódio no ar. Sob a batuta da editora-chefe @fabiola_glenia, produção da @baacardozo e @mguerrareal, edição de imagem do @ducapalacio e de texto da @barbaramunizbm e os estagiários @manuelaravioli e @_leoamaral (além do pessoal da técnica e do camarim). Vocês foram gigantes! Chega ao fim uma temporada e já está em elaboração um novo projeto na @cnnbrasil . Quem vai assistir ao último programa?

July 24, 2021

leandro_karnal

O livro Escravidão, volume II, de Laurentino Gomes, segue o brilho narrativo e o rigor da pesquisa do volume anterior. O primeiro tratou da montagem da máquina do tráfico e do humano escravizado nos canaviais. O segundo acompanha o apogeu do ouro e as mudanças na passagem do século XVIII para o XIX. Indispensável para todos nós, brasileiros. A história do país não pode ser contada sem a análise da escravidão.

July 22, 2021

Similar accounts

neymarjr

219.4m followers

@neymarjr
ronaldinho

75.6m followers

@ronaldinho
marcelotwelve

67.3m followers

@marcelotwelve
larissamanoela

54.1m followers

@larissamanoela
brunamarquezine

45.2m followers

@brunamarquezine
gusttavolima

44.6m followers

@gusttavolima
wesleysafadao

40.1m followers

@wesleysafadao
luansantana

35.3m followers

@luansantana
playstation

31.2m followers

@playstation
sabrinasato

31.2m followers

@sabrinasato
julianapaes

30.6m followers

@julianapaes
jojotodynho

29.7m followers

@jojotodynho

Disclaimer

The data provides is not authorized by TikTok. We are not an official partner of TikTok.

Use of materials from the resource is permitted only with a link to our resource.

Copyright © 2024 insiflow.com