@feirapretaoficial

Feira Preta

Unknown

Instagram posts and videos uploaded by feirapretaoficial

feirapretaoficial

class="content__text" A 21ª edição do Festival Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, rolou em dezembro, com entrada gratuita, e recebeu mais de 40 mil pessoas no Memorial da América Latina, em São Paulo. Assim como muitas pessoas, artistas e profissionais fazem parte da trajetória do Festival Feira Preta, ela também faz parte da história delas. A Feira Preta é um evento raro e sabe por que? Porque ele é realizado por pessoas pretas. Quem dirige o evento é uma mulher preta! Quem coordena todo o fluxo é preto! A curadoria? Preta! Produção? Em sua maioria Preta! Artistas e empreendedores? Pretos! É sobre isso, sabe? Mais de 90% de toda a equipe Festival Feira Preta é majoritariamente preta. Tem também pessoas não negras que participam do processo, mas o protagonismo intelectual e executivo são de pessoas pretas desde a sua fundação, e tão importante quanto isso, é saber que também os cargos de liderança e estratégicos também seguem essa lógica. E sim, isso é raro! Muitos eventos pretos, muito entretenimento que a gente consome está na mão de produtores brancos. Mas aqui? Na Feira Preta? Não! Porque é assim que este evento nasceu e é assim que a gente quer que ele siga existindo! Apoios e patrocínios, a renda toda di-re-to na nossa mão. Sem atravessador. Aliás, já estão abertas as cotas para a edição deste ano, heim? Quem vem? É sobre dinheiro? É também! Mas, a Feira Preta nunca foi apenas sobre enriquecer financeiramente alguém, e sim sobre contribuir com acesso de pessoas pretas ao entretenimento, arte e cultura, sim, mas também às discussões qualificadas, a produtos e serviços qualificados. Inovação plural porque somos plurais. Tudo nosso! O nosso movimento é de transformação, de transcendência, de fortalecimento. Temos sido, estamos e permaneceremos firmes em nossos espaços, com nossos valores, nossa alegria, liberdade e independência. Faz sentido pra você? Cola com a gente! Marca, é como você quer construir com o povo preto? Com autonomia criativa, de gestão e distribuição da grana? Então, cola com a gente! Só vem! Nós, produtores pretos de grandes festivais pretos, estamos atentos, despertos e juntos!!! 📽️@wearemooc

March 02, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Vai um café aí? Sua hora do café pode ficar ainda melhor com a Caneca da Feira Preta ☕ 💜 A venda da caneca e demais produtos Feira Preta, por enquanto, será feita exclusivamente na Casa PretaHub @casapretahub , mas em breve, todos os produtos estarão disponíveis em nosso marketplace, com envios para o todo o Brasil. Já marca alguém aqui pra ir com você na Casa, e te presentear com a Caneca da Feira Preta! Casa PretaHub | Avenida Nove de Julho, 50 Bela Vista/SP   #pratodosverem: sequência em carrossel, contendo três fotografias da Caneca Feira Preta. A impressão aplicada na caneca é composta pela ilustração de mulher negra que possui cabelo afro, veste uma camiseta branca, utiliza argolas nas orelhas e piercing no nariz, na cor dourado.

March 01, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Alô inimigos do fim! Bora curtir mais bloquinho esse final de semana? Vem conferir três bloquinhos que você não pode perder nesse pós-carnaval ⬇ Navio Pirata – Sábado, 25 de fev. a partir das 13h | Obelisco – Parque do Ibirapuera. Atracando em SP, o Navio Pirata será comando pelo BaianaSystem @baianasystem e convidades.   Kaya na Gandaia @blocokayanagandaia – Sábado, 25 de fev. a partir das 14h | Largo Paissandu. Esse ano o bloco celebra 10 anos de trajetória.   Nu Vuco Vuco @nuvucovuco – Sábado, 25 de fev. a partir das 14h | Pça. Cornélia Lapa. “O bloco de mais amor de Essepê” está voltando para mais uma edição.   Seguinte, todos os blocos são gratuitos então é só juntar os amigues e curtir esse finzinho de carnaval. #pratodosverem: Sequência em carrossel com três cards em cores vibrantes sendo verde claro, roxo e laranja. Contendo fotografias de Russo Passapusso, um homem negro, com barba que utiliza um gorro preto e veste uma camisa cinza. Na sequência estão fotografias de participantes dos blocos Kaya na Gandaia e Nu Vuco Vuco, que em sua maioria são pessoas negras que vestem roupas coloridas.

February 25, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Tá na área a @feirapretaoficial , maior festival afro da América Latina. Isso mesmo! Agora, na plataforma #CulturaEmCasa, você confere o que rolou na 21ª edição do festival, que voltou a ser realizado presencialmente em 2022, após dois anos de edições virtuais. Pretas potências nacionais e internacionais in loco! Algumas das atrações que marcaram presença no palco, como @jellycleaver , @_romulo_alexis_ , @pacificanpower , @renacerdelpacifico e @simastiago , agora estão disponíveis pra vocês verem e ouvirem online e de graça, quantas vezes quiserem. Quem compareceu vai poder matar a saudade. Quem não viu vai matar um cadinho da vontade. ✊🏾🎶 #LinkNaBio

February 23, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Eu sei que hoje não é dia de #tbt, mas vem recordar comigo alguns momentos do primeiro desfile que rolou na edição passada do festival. As marcas Meninos Rei @meninosrei , Gram Mama @mamanossacultura e Marisa Moura @marisamourainspiracaonegra entregaram muita ancestralidade e empoderamento, arrasta para o lado e vem conferir ➡ Fotos: @evensen_photographyy Casting: @agenciaguetto Produção: @abreuteresa Beleza Capilar: @ori.afrofuturo Make: @maccosmeticsbrasil

February 23, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Vem conhecer 3 afroblocos + 3 dicas de looks pra você curtir o carnaval desse ano ⬇ QuilomboLAB, 19 de fev. às 13h | Avenida Dumont Villares Dica de look: Vale apena apostar em um look streetwear como o Cropped Afroxémaxabomba, por: Nazura @lyanzr . Édisanto, 20 de fev. às 15h30 | Casa de Cultura M’Boi Mirim Dica de look: Aposte em um look repleto de ancestralidade como o Abadá Unissex Tafaraogi, por: Casa Cléo @casacleo . Afoxé Omí Aiye, 21 de fev. às 14h | São Miguel Paulista Dica de look: Sendo uma grande aliada dos foliões, a pochete não pode faltar nesse carnaval né? Agora que você já sabe para onde ir, e o que vestir nesse carnaval, bora celebrar o corre preto? Na compra de qualquer uma dessas peças, você apoia afroempreendedores e afroblocos que estão inativos por faltas de recursos. Acesse o link na bio e garanta o seu look da coleção Abadá!

February 23, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" O Studio Aurum @studioaurumbrasil é mais uma das marcas que assinam a coleção Abadá. A marca, comandada por Augusto Ribeiro, tem mais de 12 anos de trajetória e desenvolve peças que traduzem a singularidade brasileira. Para desenvolver a coleção Abadá, o empreendedor inspirou-se no afro bloco Olodumaré, que encerrou suas atividades em 2019 por falta de recursos. Blocos de representatividade como o Olodumaré, Tafaraogi e Afoxé Maxambomba são a afirmação das contribuições da comunidade negra para a construção do carnaval, pois, para além da folia, estes blocos honram heranças ancestrais de espiritualidade e fé que se perderam ao longo dos anos, mas que precisam urgentemente voltar às ruas, às cidades, à cultura popular brasileira. E você pode ajudar! Todo o lucro arrecadado com a venda da coleção será revertido aos empreendedores. Além disso, o Mercado Livre, também vai apoiar financeiramente os blocos Olodumaré, Tafaraogi e Afoxé Maxambomba, para que se reestruturem e retornem a ruas do Rio de Janeiro em 2024. A coleção Abadá é uma collab entre Feira Preta @feirapretaoficial  e Mercado Livre @mercadolivre  e já está disponível no marketplace da Feira Preta (link na bio).

February 23, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Conheça a Casa Cléo, uma das marcas que está assinando a coleção Abadá. Fundada por Cléo Dias, a Casa Cléo @casacleo é uma marca de moda independente, cuja as peças são repletas de identidade, empoderamento e conforto. Para desenhar a coleção Abadá, a empreendedora inspirou-se no Bloco Afro Tafaraogi, um pioneiro no movimento afro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, mas que encerrou suas atividades há oito anos por falta de recursos. A coleção Abadá é uma collab entre Feira Preta @feirapretaoficial e Mercado Livre @mercadolivre e já está disponível no marketplace da Feira Preta (link na bio). Todo o lucro adquirido com a venda das peças serão revertidos aos empreendedores e o Mercado Livre vai patrocinar os blocos afros homenageados para que em 2024 eles estejam novamente nas ruas durante o carnaval.

February 16, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Vem conhecer quem está por trás desta coleção! Nazura @lyanzr é artista visual, ilustradora, muralista e empreendedora. Para desenvolver as peças que compõem a coleção Abadá, a empreendedora inspirou-se no Afoxé Maxambomba, um dos blocos afro de mais representatividade da baixada fluminense, mas que encerrou suas atividades no ano de 2015 por falta de recursos. Na compra de qualquer item da coleção você apoia não só a empreendedora, mas também o Afoxé Maxambomba, para que eles se reestruturem e retornem às ruas do Rio de Janeiro no ano que vem. A Coleção Abadá é uma collab entre Feira Preta @feirapretaoficial e Mercado Livre @mercadolivre e já está disponível para compra, acesse o link na bio e confira a coleção completa!

February 16, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Conheça agora os afro empreendedores que assumiram a responsa de recolocar nossa cultura em seu devido lugar: nos Abadás! #DescriçãodaImagem: Temos um vídeo mostrando 3 empreendedores da Feira Preta falando sobre suas coleções e a importância da campanha.

February 16, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Moda e ancestralidade sempre andaram juntas. Por isso, eu e a @feirapretaoficial lançamos a nova Coleção Abadá. Na compra de produtos da coleção você ajuda afroemprendedores da Feira Preta e apoia afro blocos inativos a voltarem para a rua no ano que vem. Confira em mercadolivre.com.br/feirapreta e aproveite. #DescriçãodaImagem: Temos um vídeo falando sobre a importância da cultura preta para o carnaval e a real origem do termo abadá. A Feira Preta e o Mercado Livre estão lançando uma coleção para apoiar os afroempreendedores e apoiar os afroblocos inativos a voltarem para a rua.

February 09, 2023

feirapretaoficial

class="content__text" Onde estão os negros no carnaval? Desde que estreei o bloco de carnaval “Rolezinho das Crioulas”, em 2014, passei a valorizar mais a lógica da produção do carnaval. Nos últimos dias, assisti uma reportagem que mostrou o carnaval como uma indústria, desde o processo criativo da composição de marchinhas e enredos de escolas de samba à cadeia produtiva dos blocos e barracões. Para além de ser uma das maiores festas do país, e também uma das mais lucrativas, me deparei com uma realidade assustadora de apagamento e exclusão da população negra no processo de gestão e concepção. Fiquei me questionando sobre que momento nós deixamos de ser protagonistas de um evento que tem muito de nós, para ocuparmos seus bastidores nas escolas de samba e nos blocos de rua. O abadá, por exemplo, tornou-se um objeto de desejo e de exclusão, visto que eles estão ligados às festas, eventos e, até mesmo, espaços premium para aqueles que têm mais condições financeiras. Não consigo entender que a história da população negra, dos povos indígenas e de todos aqueles que contribuíram com a construção do país, diga-se de passagem, e que foram discriminados durante muito tempo, estejam sendo contadas por aqueles que só enxergam o carnaval como um mercado lucrativo do campo do entretenimento. O movimento de retomada é urgente. Precisamos ocupar os lugares que são nossos por direito, seja na composição dos enredos, como carnavalescos, na diretoria de blocos e escolas de samba, nos papéis de musas de bateria, no fornecimento de produtos e serviços… É preciso que a população preta esteja na concepção, na direção e não só na execução ou como espectadores de uma festa que ela ajudou a construir. Precisamos marcar posições, celebrar nossas criações e nossas contribuições nesta grande festa. Salve as escolas de samba tradicionais, salve os blocos afros, salve as costureiras, os compositores, carnavalescos, aos que empurram os carros. Salve a quem faz o carnaval acontecer. #carnaval #abadá #afroblocos

February 09, 2023

Similar accounts

natgeo

284.3m followers

@natgeo
iamcardib

169.3m followers

@iamcardib
ddlovato

157.4m followers

@ddlovato
realmadrid

152.8m followers

@realmadrid
chrisbrownofficial

145.3m followers

@chrisbrownofficial
fcbarcelona

125.6m followers

@fcbarcelona
championsleague

113.4m followers

@championsleague
gal_gadot

109.3m followers

@gal_gadot
sooyaaa__

77.4m followers

@sooyaaa__
premierleague

72.7m followers

@premierleague
theweeknd

71.7m followers

@theweeknd
urvashirautela

70.3m followers

@urvashirautela

Disclaimer

The data provides is not authorized by TikTok. We are not an official partner of TikTok.

Use of materials from the resource is permitted only with a link to our resource.

Copyright © 2024 insiflow.com